quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A implantação do SINIAV


O Siniav entrou em vigência em 13 de novembro de 2006, quando foi publicada a Resolução 212 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Como define a 212, o Siniav é um sistema composto de placas eletrônicas (chips de identificação) obrigatórias instaladas nos veículos, antenas leitoras e centrais de processamento.

Segundo Mauro Vicenzo Mazzamati, coordenador-geral de Planejamento Normativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e um dos autores do Siniav, “o processo de implantação do chip, com base na resolução, deve ser iniciado em até 18 meses, a contar de novembro de 2006, e o prazo limite para implantação é de 42 meses, após o início da implantação, totalizando cinco anos”, disse.

Atualmente em fase de discussão de quais serão os parâmetros de protocolo do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV), a expectativa é que cada Estado faça a licitação para escolher o fabricante, adequação do protocolo e certificação do produto em 2011.

Sendo a empresa norueguesa QFree a única fornecedora da solução completa para o projeto com unidade fabril no Brasil. assim que o protocolo for definido e os Estados começarem a preparar as propostas, empresas concorrentes como Transcore, Sirit e Kapsch, que operam em outros países, podem chegar ao Brasil. Isso aumentará a competição, inclusive, para projetos mais arrojados no futuro, como os que controlarão os carros para evitar acidentes de trânsito, programa que entrará em vigor a partir de 2014 no Japão, Estados Unidos e Europa. Nesses países, já usavam um protocolo denominado DSRC - que existe há mais de 20 anos, totalmente aberto e não proprietário. Embora tenha se provado muito seguro, eles decidiram adotar o CALM - que visa não só a parte de administração, mas tem por objetivo proteger os passageiros e os pedestres. Essa ação, além de reduzir os índices de acidentes, também será estendida para as próprias montadoras.

Mais informações em:

http://www.abramcet.com.br/Forum.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário